Teve lugar no dia 12 de julho, no Complexo Paroquial de Mangualde, a apresentação do livro em Homenagem ao Sr. Cónego Manuel da Cruz Ferreira Monteiro, intitulado “O Legado de Monsenhor Cónego Monteiro a Mangualde”, da autoria de António Fortes.
Do programa fez parte a celebração Eucarística às 18h30, em Ação de Graças a Monsenhor Cónego Manuel da Cruz Ferreira Monteiro e a todos que colaboraram na construção desta grande obra que é o Complexo Paroquial de Mangualde, que este ano assinala 37 anos ao serviço da Igreja e da Comunidade.
A celebração foi presidida por D. António Luciano, Bispo de Viseu e concelebrada pelo Rev. Pe. Paulo Domingues, Pe. Nuno Azevedo, Pe. Constantino e Diácono Manuel Vaz.
D. António Luciano na homilia enalteceu o trabalho do então Pastor Cónego Monteiro, dos sacerdotes que por aqui passaram, bem como à Direção do Complexo Paroquial, ao Conselho dos Assuntos Económicos e aos demais, que deixaram a sua marca nesta obra que fica para a posterioridade.
Pelas 21h00, no auditório do Complexo, decorreu a apresentação do livro que esteve a cargo de João Carlos Alves (Historiador), Diretor da Universidade Sénior do Rotary Clube de Mangualde e Presidente da Associação Cultural Azurara da Beira (ACAB).
O momento contou com a presença e intervenção de D. António Luciano, Bispo de Viseu, Pe. Paulo Domingues, Pároco de Mangualde, Padre Manuel Fernandes, Pároco de Oliveira de Frades e de Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. A moderação dos trabalhos esteve a cargo de Helena Ferreira.
O NB, órgão de Comunicação Social, fundado a 10 de julho de 1931, por António Monteiro Albuquerque e doado à Paroquia de Mangualde a 1 de Junho de 1972 pela sua família, fez este ano 93 anos. Ao longo dos seus tempos tem contribuído na divulgação da cultura/ património e a obra do Complexo Paroquial de Mangualde está registada nas suas páginas, tendo sido uma das fontes de informação para o autor do livro, António Fortes.
(Ler edição em Papel do Notícias da Beira de 20/07/2024)
Comentarios