Jesus, o Agora da Esperança Encarnada!
Neste tempo de Natal, aclamemos e celebremos o maior Dom que Deus nos deu: o Seu Filho, Jesus Cristo!
Celebrar o Natal é lembrar que, em Jesus, a Esperança não se manifesta como algo distante ou separado relativamente ao futuro, mas sim uma experiência de vida no “aqui e no agora”, no presente e concreto das nossas vidas. Jesus é a Esperança Encarnada. Jesus é o Deus feito carne, que habitou entre nós, que nos traz a Luz e a Salvação, desde sempre e para todo o sempre.
Nesta época, em que não há mais noite, vivem-se momentos de Luz, Alegria e de Paz, tão sonhados e vividos por todos nós. Mas, por outro lado, tão distantes das realidades diárias que parecem momentos utópicos. No entanto, sustentados pela certeza de que o Deus de Amor nos será dado. Contudo, a verdade é que a Esperança já chegou! E a Esperança não engana (cf. Rm 5,5), pois não é uma promessa para o amanhã, para depois ou mesmo para breve, mas sim uma Esperança e uma realidade viva e presente no hoje, no aqui e no entre nós!
O nascimento de Jesus em Belém não foi um acontecimento que se fechou na história do passado, mas sim um momento do passado que ininterruptamente nos conduz ao “agora de Deus”!
No meio das dificuldades e da rotina da vida, deixamos que a barca da Esperança fique turbulenta no alto mar da vida. Assim, nem nos lembramos de atracar a âncora que nos acompanha ou mesmo de “erguer a cruz” – como a única vela capaz de navegar com os ventos contrários do Mundo. As nossas inseguranças e dúvidas fazem-nos espantar, estremecer de dentro para fora, porque afinal quem guia esta barca é este Menino Deus, frágil e débil, mas o único no Mundo que consegue renovar e restaurar as nossas forças. Só o Deus Menino nos pode confortar nesta navegação diária.
Quando sentimos a carne de Deus na nossa carne não podemos ficar indiferentes. Assim, sempre que sentimos na nossa vida esta Esperança ativa, viva, e que nos anima a cada manhã, somos desafiados a ser, também nós, portadores desta mesma Esperança. Somente a Esperança em movimento, e em ação contínua, poderá chegar a todos. Deste modo, todas as pessoas que cruzam o caminho da nossa vida, com a sua Esperança, conseguem saciar a nossa sede de Deus.
O Agora da Esperança Encarnada acontece quando conseguimos experimentar e viver em Deus que nos (ch)Ama, pelo nascimento do Menino Jesus!
Desejo-vos, com muita amizade e estima, um Santo e Feliz Natal!
Pe. Paulo Domingues
Comments