No dia 10 de abril, Domingo de Ramos, realizou-se a bênção dos Ramos junto à Capela da Nossa Senhora do Desterro.
Centenas de pessoas retomaram a tradição. Recorde-se que durante dois anos esta procissão não foi possível realizar-se devido à Covid.
Os fiéis concentraram-se no Largo Dr. Couto, onde o Pe. Paulo deu início à celebração. Lembrou o dia que se estava a viver, o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, no qual se celebra a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.
Em momento oportuno a multidão ergueu os ramos, os quais foram aspergidos com água benta pelo Pároco que lembrou: “…estes ramos em breve ficarão secos. Mas Jesus quer que façamos caminho com Ele. Somos chamados a louvar e a bem dizer o nosso próprio Deus. No ano passado e há dois anos não podemos realizar esta Missa de Ramos, esta peregrinação, esta entrada messiânica. Hoje conseguimos fazer memória e iniciamos todos juntos esta Semana Maior, a Semana Santa. Cada um de nós, é convidado a participar, a testemunhar, a acompanhar, a amar o nosso Deus. Nesta manhã temos estes dois momentos celebrativos, a aclamação do Rei do Amor, seguida da celebração do amor.”
Seguiu-se a procissão para a Igreja Paroquial com cânticos e orações.
Na homilia o Pe. Paulo lembrou que Deus mandou o seu próprio filho para nos acompanhar, mas também para nos pedir a nossa companhia para fazermos este caminho de Calvário, de Amor, Paixão, Morte, mas também de Ressurreição.
A Eucaristia teve a participação dos jovens em vários momentos nomeadamente na proclamação do Evangelho, no canto e no acolitado.
Os cânticos estiveram a cargo do Grupo Coral da Paróquia.
O Pe. Paulo agradeceu a presença de todos nomeadamente dos movimentos e incentivou a participação dos fiéis no Tríduo Pascal.
Comments